R$ 0,00 | 0 item

Pesquisar na Gardênia Flores - A arte de oferecer flores Pesquisar na Gardênia Flores

Quer ajuda para encontrar um produto na Gardênia Flores?

Precisa de ajuda para escolher?
Preencha os campos abaixo e veja as opções que mais lhe agradam:

Ajudar para escolher produtos na Gardênia Flores

Parceiros da Gardênia Flores

Eventos

Depoimentos de clientes da Gardênia Flores

"

"Parabéns, os arranjos são muito bem feitos e de ótima qualidade, e um ótimo atendimento, com certeza virei cliente."

"
Gustavo S. Reis


"A encomenda dos dias das mães foi recebida e adorada! Grata Marise Macedo
Felicidades p/todos mães e filhos
 
Marise Macedo"

Dia das Mães


> Veja mais!
> Deixe o seu!
Selo Responsabilidade Social

Artigos da Gardênia Flores

A Primavera

Os dias tristes e mais escuros do inverno já estão na saudade e a primavera, um dos espetáculos mais bonitos do planeta, já começou há, mais ou menos, um mês. Desde os tempos mais remotos, os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à Mãe Terra, como chamavam a natureza, tudo o que ela lhes dava: de alimentos a cura pelas plantas. E agradeciam promovendo grandes festivais. O da primavera comemorava a fertilidade, quando todos os seres, homens, plantas e animais, acordam do repouso do inverno para uma nova fase, quando o mundo se enfeita e se torna mais belo e fértil.

Do outro lado do mundo


- A Festa da Primavera da China tem mais de 4 mil anos e até hoje os chineses comemoram a entrada da mais bela estação do ano com muita alegria. Como a folhinha deles é diferente da nossa, o festival chinês começa no dia 23 de dezembro e termina no dia 15 de janeiro do calendário lunar chinês. Nesse período, eles também comemoram o primeiro dia do Ano Novo Lunar com muitos fogos de artifício.
- No Japão, as pessoas fazem uma grande festa quando as cerejeiras começam a florir. Em algumas regiões do país, os japoneses, encantados com a beleza da árvore, aproveitam para dar as boas-vindas à estação, conhecida como haru, fazendo festivais e piqueniques nos parques, nos quais vai a família inteira.


Flores e ovos coloridos


No Hemisfério Norte, a chegada da primavera acontece em fins de março. Por isso, a festa da Páscoa tem origem nos antigos festivais que comemoravam a entrada da estação. Antigos povos pagãos da Europa, como os germânicos, que deram origem aos alemães, homenageavam Ostera, a deusa da primavera. Essa divindade aparecia com um ovo em suas mãos, simbolizando a chegada de uma nova vida. Nessa época, os festivais primaveris eram decorados com ovos coloridos. Na era cristã, virou tradição comemorar a Páscoa distribuindo ovos coloridos, com as cores vivas da estação, para as crianças.


Noite igual


No Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, a primavera começa oficialmente em 23 de setembro. Nesse dia, a folhinha marca o equinócio da estação.A palavra equinócio significa "noite igual", ou seja, o dia e a noite têm a mesma duração. Diferente do inverno, quando as noites são mais longas.


Sua majestade, a rosa


A rainha das flores descende de uma família enorme, conhecida como rosaceae, cuja principal figura é... ela mesma, ora. O curioso é que todos os membros dessa família têm perfume e sabor.Assim, a rosa é considerada pelos botânicos como "prima" de nada menos do que a maçã, o pêssego, o morango, a amora, a pêra, a cereja e a ameixa. A bela nasceu no Hemisfério Norte, e é muito comum na Europa, Ásia e no Oriente Médio, em regiões onde as estações do ano são bem definidas. Os chineses foram os primeiros a cultivá-la, há mais de 5 mil anos, não só para embelezar o jardim como para produzir remédios. Da polpa da rosa, eles preparam um chá diurético que é muito gostoso. Das pétalas é extraído o óleo para tratar a pele e fazer perfume. Só para ter uma idéia, são necessários 5 mil quilos de pétalas de rosa para produzir 1 litro de óleo essencial.


Prima quem?


Em um passado muito longínquo, o ano era dividido apenas em duas partes: veris (bom tempo) e hiems (mau tempo). Mas, a partir do século 17, os estudiosos começaram a dividir o ano em quatro estações e batizaram cada uma delas com um nome originado do latim.Veja o que significam:

PRIMAVERA: a palavra originase de primo vere, que quer dizer princípio da boa estação.
VERÃO: vem da expressão latina veranum tempus, que significa tempo da frutificação.
OUTONO:originou-se de tempus autumnus, que é o mesmo que tempo de ocaso.
INVERNO: de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

Primavera

"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la... e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega".
Cecília Meireles(Do livro Cecília Meireles – Obra em Prosa, Editora Nova Fronteira)

Cartão de Crédito, Depósito Bancário, Transferência Eletrônica
Copyright © 2006 - 2017 Gardênia Flores - A arte de oferecer flores - Tel.: (13) 3234-2829 / (13) 3301-2829 - produzido por marcasite!